COMPLETO ENVIO VIA E-MAIL

PORTFÓLIO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES

R$100,00

R$50,00

50% OFF
12x de R$4,99

PORTFÓLIO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES 1° semestre

PORTFÓLIO A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

CURSO: LICENCIATURA

DISCIPLINAS :  • Ed Cultura Digital • Educação a distância • Educação e Diversidade • Educação Inclusiva • Inovação Educacional • Libras – Língua Brasileira de Sinais • Sociedade Brasileira e Cidadania

 

A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, também, para que você possa consolidar uma consciência a respeito da inclusão escolar dos alunos com deficiência na escola pública que oferta educação básica.
Em meados de março de 2020, foi instituído no Brasil a realização do ensino remoto em diferentes níveis da educação para conter a contaminação ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Sendo assim, as escolas públicas e privadas tiveram que reestruturar suas atividades pedagógicas para atender aos estudantes brasileiros a partir dos meios digitais. Esse cenário apresenta a relevância da presença de tecnologias, tanto nas práticas pedagógicas quanto nos processos de formação de professores, visto que se tornam recursos de comunicação e disseminação de saberes e informações que poderão ser socializados em diferentes tempos e
espaços de modo síncrono e assíncrono.
Essa conjuntura apresenta inúmeros desafios para os profissionais da educação, uma vez que existem dificuldades de acesso aos recursos necessários e falta de formação para lidar com essa situação inesperada. Vale ressaltar que, apesar dos percalços encontrados na atualidade, devemos refletir sobre os caminhos que podem ser trilhados para a garantia de uma educação efetiva que
atenda todos os alunos, considerando suas necessidades e singularidades.
Nesse sentido, esta produção de texto tem a finalidade de te oportuniza reflexões sobre as possibilidades de organização de um trabalho pedagógico que viabilize o conhecimento para todos a partir dos recursos digitais. Para isso, você deverá articular as discussões propiciadas nas diferentes disciplinas do semestre.

Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você, futuro docente, deve elaborar uma produção textual, com respaldo teórico nas disciplinas que foram cursadas ao longo deste semestre.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Para refletir sobre “Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares” tome como exemplo a situação que apresentaremos a seguir.
Por conta do contexto da pandemia causada pela contaminação da COVID-19, a rede municipal de ensino da cidade de Girassol decidiu permanecer, neste semestre, com o ensino remoto em todas as escolas do município. Sendo assim, foi solicitado à gestão das instituições escolares que realizassem uma semana de capacitação com os professores, com o objetivo de discutirem caminhos e possibilidades de organização do trabalho pedagógico por meio dos recursos tecnológicos. Maria Eduarda é diretora da escola “Manoel de Barros” e precisa organizar a formação com os professores dessa escola.

Situação-problema (SP)

Maria Eduarda conversou com a pedagoga Flávia sobre a solicitação da secretaria de educação em relação à formação dos professores. Ela indicou que esse momento de reflexão será fundamental para o grupo encontrar estratégias de enfrentamento dos desafios que se encontram presentes no contexto. Desse modo, elas reuniram os professores, de forma remota, para indicar as
leituras sobre as contribuições das ferramentas digitais e os desafios que a comunidade escolar vivência nesse momento delicado.
Na discussão, a professora Marina pediu a palavra e relatou a necessidade de os professores olharem com maior atenção para os alunos público-alvo da educação especial. A docente disse que se preocupa com a escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois eles necessitam de adaptações e de adequações de conteúdos e materiais. Nesse instante, a diretora

Maria Eduarda parabenizou a indicação de Marina e disse que a escola tem um compromisso social com todos os educandos. Por isso, a diretora pediu para os professores prepararem para o encontro seguinte um texto enfocando a seguinte temática: “A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos”.

ENVIO VIA WHATSAPP OU E-MAIL

Após a compra aprovada, você receberá o material completo

ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES DE CRÉDITO

Compre com Segurança

Site seguro

Protegemos seus dados