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PORTFÓLIO LU, DO MAGALU, É CONTRATADA PARA ESTRELAR CAMPANHA DA ADIDAS

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PORTFÓLIO LU, DO MAGALU, É CONTRATADA PARA ESTRELAR CAMPANHA DA ADIDAS 

CURSO: TECNOLOGIA EM MARKETING

SEMESTRE: 2º E 3º

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: “Lu, do Magalu, é contratada para estrelar campanha da Adidas”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas àelaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerada a seguinte problemática: “Lu, do Magalu, é contratada para estrelar campanha da Adidas” apresentada na sequência.

Posteriormente, você deve se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas neste material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, webaulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você).

 

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Lu, do Magalu, é contratada para estrelar campanha da adidas. 1

Pela primeira vez a Lu é modelo contratada de uma campanha de marca externa do Magazine Luiza, as marcas se juntam na nova coleção da collab adidas <3 Farm.

Magalu e adidas acabam de anunciar o primeiro capítulo da sua parceria. Desta vez, a influenciadora virtual Lu foi contratada como uma das estrelas da campanha adidas <3 Farm, já disponível no Superapp Magalu, que contempla os “mundos” Zattini e Netshoes, e-commerce de moda e esporte, respectivamente, onde as peças também estarão disponíveis.

A chegada da colaboração em mais um destino importante para a compra de produtos esportivos reforça a presença das três listras no ambiente digital brasileiro. Para Daniela Valsani, Diretora de Marketing do Grupo adidas, a parceria constrói novas histórias através do esporte.

“Queremos, junto com o Magalu, construir histórias únicas com o público brasileiro, de uma forma inovadora e interativa. Dessa forma, a chegada das nossas silhuetas inspiradas no esporte a mais um marketplace destaca a nossa proximidade com os nossos consumidores”, diz a Diretora de Marketing.

O primeiro capítulo desta parceria celebra a contratação da Lu como influenciadora virtual e modelo no shooting da campanha de adidas <3 FARM, uma das coleções favoritas da marca. As peças estarão disponíveis nas plataformas digitais de vendas Magalu, hoje o maior ecossistema para comprar e vender no Brasil

“Estamos animados em celebrar esta parceria com Magalu, indo além do negócio tradicional, mas com uma campanha de marca tão representativa quanto adidas <3 FARM, que nos conecta ainda mais com a mulher brasileira”, afirma Daniela Valsani. “Magalu sempre foi um exemplo de negócio e é uma das marcas que mais se conecta com o consumidor local. Estamos certos de que essa é só a primeira de histórias únicas que nos permitirão levar o esporte para mais brasileiros, de forma
inovadora e criativa”, finaliza.

Esta é a primeira vez que a Lu é contratada para estrelar uma campanha de marca externa do Grupo Magazine Luiza. Sua estreia como modelo foi com a coleção da Zattini, e-commerce de moda da Netshoes.

“Essa é uma ação que envolve marcas extremamente consolidadas em seus segmentos e, portanto, é mais um passo na evolução do nosso negócio. Com a Lu, influenciadora virtual do Magalu, como estrela da campanha da Adidas – uma das marcas mais importantes nos portfólios de Netshoes e Zattini -, conseguimos fazer uma comunicação de maneira integrada, mostrando a potência do nosso ecossistema no mercado”, explica Florence Scappini, diretora de Marketing e Performance da Netshoes.

Hoje, Lu é a maior influenciadora virtual do mundo, somando 21 milhões de seguidores em suas redes sociais. “Estamos muito felizes em ver a Lu se tornando cada vez mais relevante para as verticais de moda e esporte. Essa parceria e contratação da Lu pela Adidas, para uma campanha externa, vai abrir um novo capítulo para a personagem além de gerar uma forte conexão com a comunidade de fãs das duas marcas.” afirma Pedro Alvim, gerente de Conteúdo e Redes Sociais do Magalu.

 

Onde e como adquirir as peças

Para conferir as novidades adidas, basta fazer o download do aplicativo Magalu na Apple Store ou Google Play Store ou pelo site magazineluiza.com.br. Em seguida, é só escolher os produtos e finalizar a compra com toda a segurança do Superaplicativo Magalu. Além disso, a marca também está divulgando as peças da coleção nas suas redes sociais.
 

Agora, é com o você!
 

O co-branding ou parceria estratégica entre empresas de segmentos diferentes já existe há algum tempo e vem crescendo nos últimos anos. Mas o surgimento do vírus Sars Cov-2 exigiu que as empresas se reinventassem, buscando novas estratégias de aproximação com os clientes, utilizando cada vez mais o ambiente virtual.

A empresa Magazine Luiza é um exemplo de sucesso nessa interação com o cliente, criou uma personagem que foi ganhando vida e se aproximando do público. Conseguiu humanizar cada vez mais essa personagem e utilizar as diferentes mídias sociais e seu APP para fazer essa interação. A partir do exemplo apresentado, observe em sua região exemplos de parcerias estratégicas que estão tendo sucesso, procure compreender as ações e estratégias adotadas e, com base no case do Magazine Luiza e nos exemplos que você identificou, realize a atividade proposta, respondendo a cada situação apresentada que envolve todas as disciplinas do semestre.

 

PASSO 1 - Composto Mercadológico:
 

Praticamente “tudo” que diz respeito a uma marca, a um produto ou a um serviço comunica algo para o consumidor. Assim, cada simples ponto de contato entre empresa e consumidor pode construir, alterar ou fortalecer a imagem dessa marca, produto ou serviço na mente do segundo. Isso pode ser para melhor ou para pior, o que torna a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) um recurso estratégico de grande importância para a empresa.

A estratégia de co-branding do Magazine Luiza e Adidas destaca a relevância da CIM no “P” de promoção de marketing. Conforme explicou Florence Scappini, Diretora de Marketing e Performance da Netshoes, “Essa é uma ação que envolve marcas extremamente consolidadas em seus segmentos e, portanto, é mais um passo na evolução do nosso negócio. Com a Lu, influenciadora virtual do Magalu, como estrela da campanha da Adidas – uma das marcas mais importantes nos portfólios de Netshoes e Zattini –, conseguimos fazer uma comunicação de maneira integrada, mostrando a potência do nosso ecossistema no mercado” (grifo nosso).

Com a intenção de explorar oportunidades e superar desafios, a CIM tem por objetivos, segundo Kotler e Keller (2012): fixar o produto na mente do consumidor; oferecer informações e incentivos; gerar atitudes favoráveis; assegurar a transmissão de uma mensagem única, coerente e incrível sobre a marca e/ou produto/serviço; criar uma imagem sustentável para esses elementos e posicionar estrategicamente a marca.

Uma imagem negativa prejudica a reputação da empresa. Uma crise de imagem, antes de tudo, é uma crise de confiança, de credibilidade, de reputação. O que uma empresa vende não é um produto, mas uma marca, e com ela uma série de associações. [...] Portanto, quando a marca é devidamente gerada e comunicada, traz retorno econômico e financeiro para a empresa, e ajuda a superar, minimizar e, às vezes, a prevenir crise de imagem. Afinal, é o consumidor o fiscal desse processo. (VÁZQUEZ, 2007, p. 211).

A partir dos objetivos da CIM e das premissas da identidade e imagem de marca, sua tarefa é apresentar exemplos de uma comunicação integrada de marketing bem-sucedida. Para tanto, escolha duas empresas/marcas, sendo uma já apresentada na Situação Geradora de Aprendizagem (Magazine Luiza, Netshoes, Zattini, Adidas ou Farm) e a outra a seu critério (empresa local, regional, nacional ou internacional). Após escolhidas, apresente as seguintes informações para cada uma das empresas/marcas bem como exemplos práticos de como a CIM foi realizada:


a) Fixar o produto na mente do consumidor;
b) oferecer informações e incentivos;
c) gerar atitudes favoráveis;
d) assegurar a transmissão de uma mensagem única, coerente e incrível sobre a marca e/ou
produto/serviço;
e) criar uma imagem sustentável para esses elementos;
f) posicionar estrategicamente a marca.

 

PASSO 2 – Marketing de Produtos e Serviços:
 

A promoção representa a “voz” da empresa e é o meio pelo qual a empresa estabelece um diálogo com os clientes. É preciso lembrar que a estratégia de promoção deve estar adequada ao perfil do público-alvo selecionado pela empresa. É importante ter em mente que o P de promoção não significa descontos, mas representa a comunicação da empresa com o cliente.

Defina a estratégia de comunicação adotada pelas empresas escolhidas, explique quais foram os canais de comunicação utilizados, se a comunicação foi adequada ao público-alvo, qual foi a abordagem adotada, ou seja, que tipo de mensagem as empresas utilizaram? Por exemplo, se foi mais formal ou mais informal, foi de acordo com o público-alvo? Você percebeu uma humanização das marcas por meio da comunicação, facilitando a interação com o público? Justifique suas respostas.


PASSO 3 – Comportamento do Consumidor:


O e-commerce vem se consolidando nos últimos anos e cada vez mais ganhando a confiançado consumidor. Com as lojas físicas fechadas por conta da Covid-19, muitas pessoas recorreram às compras online e, com isso, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, sua maior alta em 20 anos.

De acordo com dados da 42a edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce do país elaborado semestralmente pela Ebit/Nielsen, em parceria com a Elo, o crescimento do faturamento foi impulsionado pela alta de 39% no número de pedidos, para 90,8 milhões, em relação ao primeiro semestre de 2019.

Com a aceleração do crescimento do e-commerce no Brasil, muitas empresas passaram a buscar novas estratégias para se adequar ao comportamento do consumidor nesse cenário, como é o caso da contratação da Lu, do Magalu, como uma das estrelas da campanha da collab adidas <3 Farm. No exemplo citado, as empresas envolvidas estão indo além do trivial e buscando novas alternativas, como a colaboração entre marcas já fortes e estabelecidas no mercado, inserindo neste novo contexto, inovações tecnológicas que façam com que o consumidor se identifique com as marcas de forma mais expressiva.

Para a implementação de novas estratégias promissoras como esta e para entender o comportamento do consumidor, um dos caminhos utilizados pelo marketing é conhecer como as atitudes em si são estruturadas. Segundo o Modelo Tricomponente de Atitudes (SCHIFFMAN, 2009), a atitude é formada pelos componentes cognitivo, afetivo e impulsivo, conforme conteúdo abordado na Seção 2.2 do livro didático da disciplina de Comportamento do Consumidor.

componente cognitivo é formado por uma combinação entre a experiência direta do consumidor com o produto e as informações que ele obtém das mais diversas fontes, sendo especialmente influenciado por crenças estabelecidas pelos consumidores.

componente afetivo envolve emoções e sentimentos e a relação que se estabelece pode determinar a atitude positiva ou negativa do consumidor. A humanização da Lu, da Magalu, é uma importante estratégia adotada no exemplo citado na Situação Geradora de Aprendizagem, pois a identificação com a marca tem forte influência na decisão de compra.

Já o componente impulsivo tem a ver com a própria intenção de compra, ou seja, a ação empreendida em relação ao objeto da atitude.

Agora, nosso objetivo é analisar como o Modelo Tricomponente de Atitudes de Shiffman (2009), pode estar presente em estratégias adotadas por empresas da sua região. Destaque, entre as estratégias de marketing adotadas por empresas parceiras, a presença dos componentes cognitivo, afetivo e impulsivo. Faça uma análise explicando como a aplicação do Modelo Tricomponente de Atitudes pode ajudar essas empresas parceiras a conhecer melhor o comportamento dos consumidores e alcançar sucesso em suas estratégias. Pode ser que na sua pesquisa com empresas da sua região, sejam identificadas estratégias que não contemplem os três componentes. Não tem problema! Se este for o caso, destaquem os componentes presentes na estratégia e indiquem como o componente ausente poderia ser aplicado dentro desta estratégia adotada pela empresa.

Para realizar esse passo é preciso apresentar a análise de pelo menos uma estratégia de marketing adotada pela parceria entre empresas. Nas páginas 104 e 105 do livro didático da disciplina de Comportamento do Consumidor é possível encontrar alguns exemplos práticos de como essas componentes interferem no comportamento do consumidor.

 

PASSO 4: Pesquisa Mercadológica:


A Gestão de Marcas visa trabalhar estratégias de marketing que permitam trazer mais visibilidade e reconhecimento de uma marca no seu mercado de atuação. Uma marca que não possui visibilidade, que não transmite uma imagem de confiabilidade e segurança tende a possuir dificuldades em se manter competitiva.

Uma marca que possui uma imagem positiva diante de seus consumidores possui mais chances de alcançar a fidelização desses. Uma empresa que possui boas práticas de gestão de marcas que tem clientes fiéis tem menos chances de perdê-los para a concorrência.

Para que uma empresa analise a influência de sua marca junto aos seus consumidores um recurso importante que pode ser utilizado é a realização de uma PESQUISA MERCADOLÓGICA.

Segundo Kotler e Keller (2012),

Um dos ativos intangíveis mais valiosos de uma empresa é sua marca, e compete ao marketing gerenciar adequadamente seu valor. Desenvolver uma marca forte é tanto uma arte quanto uma ciência. Requer planejamento cuidadoso e profundo comprometimento de longo prazo, além de um marketing planejado e executado com criatividade. Marcas fortes geram intensa fidelidade do consumidor – e sua essência é um excelente produto. (KOTLER; KELLER, 2012, p. 257).

Para a realização dessa Produção Textual você deverá:

 

APLICAR O QUESTIONÁRIO A SEGUIR.
O questionário deve ser aplicado para 25 pessoas *.

*Diante da Pandemia a pesquisa pode ser realizada por e-mail.

 

QUESTIONÁRIO – MARCAS

Qual marca de REFRIGERANTE vem primeiro a sua mente?
_______________________________________________
Qual marca de TÊNIS vem primeiro a sua mente?
________________________________________________
Qual marca de TELEFONE CELULAR vem primeiro a sua mente?
________________________________________________
Qual marca de CARRO vem primeiro a sua mente?
________________________________________________
Qual LOJA DE DEPARTAMENTOS vem primeiro a sua mente?
________________________________________________
Qual marca de PERFUME vem primeiro a sua mente?
________________________________________________
Qual marca de ROUPAS vem primeiro a sua mente?
________________________________________________
Qual marca de PRODUTOS ELETRÔNICOS vem primeiro a sua mente?
________________________________________________
Após a aplicação do questionário, faça a tabulação dos dados encontrados na pesquisa.

Considere as marcas mais citadas na pesquisa.
 

Após a tabulação dos dados e observação dos resultados comente sobre os seguintes itens:
• Qual a importância da realização de uma Pesquisa Mercadológica para uma empresa?
• Cite e comente cada uma das etapas para realização de uma PESQUISA MERCADOLÓGICA.
• Das marcas que foram mais citadas na pesquisa, COMENTE sobre quais seriam as ações conjuntas/parceria (entre 02 marcas) que poderia haver. Explique quais poderiam ser as vantagens para as empresas em cada uma das parcerias. (Atenção: pense em pelo menos 03 parcerias ou seja 06 marcas/empresas).

 

PASSO 5: Planejamento e Inteligência de Marketing:


Os hábitos dos consumidores vêm sofrendo alterações a partir da busca cada vez maior por mais conforto, rapidez, agilidade e segurança na realização de suas compras. Além disto, o hábito de buscar informações online antes de efetuar uma compra vem se consolidando cada vez mais. O consumidor tem, desta forma, assumido um papel muito mais ativo e colaborativo na produção de informações, opiniões e sugestões e sua opinião passa a ter muito mais valor do que a própria comunicação de marketing feita pela empresa.

Diante do poder que a internet proporciona para os consumidores, as empresas precisam se estabelecer com transparência e qualidade e se adaptarem para que consigam obter vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Vocês podem aprofundar esses conhecimentos na Seção 2.4 do livro didático da disciplina de Planejamento e Inteligência de Marketing.

Agora, com base nas pesquisas realizadas em sua região, descreva o exemplo de uma empresa que vem usando as mídias sociais a seu favor para conquistar a preferência e a aceitação dos consumidores. Faça uma análise do posicionamento dessa empresa diante da nova realidade e das mudanças no comportamento do consumidor, destacando:
 

  • Quais as mídias sociais são utilizadas pela empresa?
  • Como essas mídias são gerenciadas?
  • De que forma elas auxiliam a empresa a desenvolver estratégias de marketing que possam engajar cada vez mais seus consumidores?
  • Como as informações, opiniões e sugestões expressas pelos consumidores são trabalhadas pela empresa?
  • A empresa faz ou já fez parcerias por meio das mídias sociais com outras empresas ou influenciadores digitais?
  • Apresentem pelo menos 3 ações que poderiam complementar o trabalho de comunicação que já vem sendo feito pela empresa por meio das mídias digitais.
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