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PORTFÓLIO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

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PORTFÓLIO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

CURSO: GESTÃO HOSPITALAR

SEMESTRE: 2º E 3º

 

Processo integrado de informatização do Hospital Pequeno Príncipe


O hospital “Pequeno Príncipe” foi criado em 1950 e já passou por várias transformações e adaptações ao longo do tempo. A missão do hospital é ser referência em qualidade no tratamento e sustento a enfermos e inválidos. Hoje a instituição é referência nacional em tratamentos complexos de saúde.
No Brasil os hospitais podem ser públicos ou privados. O hospital “Pequeno Príncipe”, é uma organização privada com fins lucrativos (os hospitais com fins lucrativos têm a presença constante do proprietário, ele age de forma ostensiva visando, assim, conseguir obter o melhor resultado 
possível de seu negócio), o hospital atende tanto o setor privado quando ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Analisando às necessidades do mercado e observando a concorrência, os gestores do hospital perceberam que era necessário um amplo processo de modernização em que abrangesse todas as áreas. A primeira etapa do processo é a instalação e implantação de um software que vai permitir a integração de todas as áreas do hospital facilitando os fluxos de informação. Essa ferramenta vai possibilitar em curto prazo a tramitação de documentos (como circular interna, memorandos, ofícios, etc), tudo via sistema, o que irá garantir maior segurança, celeridade nos processos e agilidade no atendimento aos usuários.
O novo sistema proporciona a gestão hospitalar maior integração, pois inclui o planejamento estratégico, acompanhamento da cadeia de suprimentos, análise de custos, análise das demonstrações financeiras, contabilidade, planejamento financeiro, desenvolvimento dos orçamentos, marketing de produtos e serviços e outros sistemas necessários em áreas específicas como os processos administrativos.
Nos últimos tempos os hospitais precisaram investir significativamente nas melhorias dos processos, na agilidade, no treinamento de pessoal, tudo isso devido ao nível de exigência dos pacientes e acompanhantes. Essas necessidades fizeram com que os hospitais mudassem a forma de olhar para os conceitos de acolhimento, conforto e hotelaria.

Imagine que você será responsável pela Gestão de modernização do hospital e será necessário desenvolver estratégias para alavancar a empresa e criar iniciativas inovadoras
para crescer e obter sucesso. Você deve pensar em soluções, principalmente que possam agregar valor à experiência dos seus clientes e que possam ser transformadas em lucros.

Agora é com você!
Partindo da situação-problema supracitada, elabore uma Produção Textual, fundamentada teórica e metodologicamente. Realize a leitura dos materiais sugeridos, utilize outras referências (se for o caso) indicados e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Em seu texto, você deve procurar atender aos seguintes questionamentos.

Passo 1 - Contabilidade
A contabilidade não possui um fim em si mesma. De acordo com Carvalho, Guimarães e Cruz (2019) a "contabilidade não foi concebida para gerar informação para seu próprio uso ou para a satisfação dos profissionais em produzir tais informações. Ao contrário, a Contabilidade foi concebida para gerar informações que sejam úteis para a tomada de decisões por usuários direta ou indiretamente relacionados à organização."
A contabilidade consolida o seu papel ao fornecer informações que sejam úteis, relevantes e  confiáveis para a gestão das organizações. A informação gerada não é necessária somente para aqueles que conduzem uma atividade empreendedora ou mesmo um hospital, mas é também para aqueles que estão do lado de fora da entidade, sendo partes interessadas em informações sobre a gestão, o patrimônio e o desempenho econômico e financeiro das empresas.
A modernização do hospital “Pequeno Príncipe” representa um passo para repensar a gestão e o atendimentos aos pacientes. Ao encerrar o exercício social de 20x1, o profissional contábil do hospital “Pequeno Príncipe” apurou os seguintes saldos.
Quadro 1 – Balancete de Verificação de 20x1

20x1 20x0
CONTAS PATRIMONIAIS E DE RESULTADO REFERENTE A 20x1 SALDO ($) SALDO ($)
Caixa e Equivalentes de Caixa 255.000 275.000
Contas a receber de pacientes e convênios 507.000 390.000
Custo dos Serviços Prestados (medicamentos, materiais, serviços médicos) 756.000 438.000
Depósitos judiciais (RLP) 68.000 65.000
Depreciação Acumulada 60.000 40.000
Despesas com publicidade 84.000 75.000
Despesas Administrativas e Gerais 387.000 333.000
Despesas com pessoal e encargos 630.000 520.000
Despesas de depreciação 20.000 20.000
Despesas Financeiras 55.000 25.000
Devoluções de vendas de serviços 10.000 8.000
Doações Acumuladas 40.000 40.000
Empréstimos e Financiamentos (CP) 93.000 33.000
Empréstimos e Financiamentos (LP) 250.000 29.000
Estoques 55.000 47.000
Fornecedores 160.000 115.000
Impostos a Recuperar 15.000 25.000
Lucros ou prejuízos acumulados ? ?


 

quinas e Equipamentos 1.200.000 1.100.000
Obrigações trabalhistas a pagar 75.000 57.000
Outras contas a pagar 60.000 10.000
Outras contas a pagar (LP) 8.000 7.000
Outras contas a receber 40.000 35.000
Capital Social 1.500.000 1.500.000
Provisão para gastos com filantropia a pagar 24.000 -
Receitas de Vendas de Serviços 2.040.000 1.518.000
Receitas Financeiras 27.000 11.000
Reserva de reavaliação 46.000 46.000
Reserva para contingências 29.000 15.000
Salários a Pagar 90.000 77.000
Software 3.000 3.000
Terrenos 167.000 150.000
Veículos 250.000 250.000
Legenda: CP – Curto Prazo; LP – Longo Prazo; RLP - Realizável a Longo Prazo.

Conforme visto no Quadro 1, são listadas as contas patrimoniais e de resultado por ordem alfabética.
Diante das informações apresentadas e para analisar as mudanças que o hospital tem passado do ano de 20x0 para 20x1, você foi convidado estruturar essas contas sob a forma de relatórios financeiros. Por isso, primeiro observe os Quadros 2, 3 e 4.
Quadro 2 – Demonstração do Resultado do Exercício para o ano de 20x0 e 20x1

20x1 20x0
RECEITA BRUTA DE VENDAS
( - ) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS
( = ) LUCRO BRUTO
( - ) Despesas Operacionais
Despesas Administrativas
Despesas com Vendas
Resultado Financeiro
RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO (Lucro ou Prejuízo)

Quadro 3 – Lado do Ativo do Balanço Patrimonial para o ano de 20x0 e 20x1

20x1 20x0

ATIVO
Circulante
Não Circulante
Realizável a Longo Prazo
Investimentos
- -
Imobilizado
Intangível

Quadro 4 – Lado do Passivo/PL do Balanço Patrimonial para o ano de 20x0 e 2x01

20x1 20x0
PASSIVO/PL
Circulante
Não Circulante
Patrimônio Líquido

 

Com base no balancete de verificação, nos quadros apresentados, nas informações expostas e desconsiderando a incidência de imposto de renda sobre o lucro e impostos sobre vendas, como profissional de gestão, realize o que se pede.

 

ATIVIDADE 1
Pede-se:
Obs.: *o valor do resultado operacional líquido do exercício apurado (lucro ou prejuízo) de 20x0 deve ser transportado para a conta patrimonial de “Lucros ou Prejuízos Acumulados” de 20x0. De maneira semelhante, o valor do resultado operacional líquido do exercício apurado (lucro ou prejuízo) de 20x1 deve ser transportado para a conta patrimonial de “Lucros ou Prejuízos Acumulados” de 20x1.
 

a. Com base no balancete de verificação, estruture o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), de 20x0 e 20x1, preenchendo os
Quadros* 2, 3 e 4.
b. Considerando exclusivamente os dados do balancete apresentado, qual foi o resultado econômico do hospital no exercício (Lucro ou Prejuízo), em reais?
c. Qual é o valor total do Ativo do hospital nos anos de 20x0 e 20x1?
d. De 20x0 a 20x1 houve um aumento de valor na conta “Contas a receber de pacientes e convênios”. O que esse aumento valor nessa conta sinaliza?

Passo 2 - Capital de Giro e Análise das Demonstrações
Toda e qualquer organização precisa conhecer e administrar os seus recursos de curto prazo, e o capital de giro é um deles. O capital circulante como também é conhecido o capital de giro refere-se aos recursos aplicados no ativo circulante, e que são transformados incessantemente dentro do ciclo operacional. Segundo Hoji (2018) “O capital de giro fica girando dentro da empresa, e a cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na Contabilidade. Até se transformar (novamente) em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimo a cada transformação, de modo que, quando o capital retornar “estado de dinheiro””.

Estudar o capital de giro do hospital “Pequeno Príncipe” é fundamental para o planejamento financeiro, o objetivo é o de recuperar todos os custos e despesas que aconteceram durante ciclo operacional e obter o lucro almejado, através da comercialização dos produtos ou serviços. Você deverá auxiliar o hospital a responder os questionamentos abaixo:
• Quais são os valores do capital de giro líquido da empresa no período 20x1 e 20x0?
• O capital de giro pode apresentar algumas situações como capital de giro positivo, capital de
giro negativo e capital de giro nulo. Explique cada uma dessas situações.

• Se a empresa apresentar capital de giro negativo ou nulo o que deve ser feito? Quais ações
que precisam ser tomadas?

Passo 3 - Marketing de Produtos e Serviços:
Para Kotler e Keller (2012), posicionamento é “a ação de projetar a oferta e imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo Um posicionamento eficaz deve encontrar seus pontos de diferença (aquilo que faz o produto realmente único) na estratégia de diferenciação. Os pontos de diferença são atributos ou benefícios oferecidos pelo produto ou serviço que os consumidores valorizam e acreditam que não possam ser imitados pela concorrência (KOTLER; KELLER, 2012). Para definir se um atributo pode mesmo ser considerado ponto de diferença, temos que seguir três critérios (KOTLER; KELLER, 2012):
1. O atributo deve ser desejado pelo consumidor.
2. O atributo deve ser entregável pela empresa, isto é, a empresa deve ser capaz de entregar
o que promete como diferencial ao cliente.
3. O atributo deve ser diferenciável da concorrência.
Nesse sentido, faça uma análise dos atributos que são importantes nos serviços prestados por um hospital. Pesquise em sua região pelo menos dois hospitais e analise o atendimento e os serviços prestados, depois elabore uma estratégia de diferenciação, defina o posicionamento do hospital “Pequeno Príncipe”. Discorra a respeito dos atributos que o diferenciam da concorrência.

Passo 4 - Análise de Custos
A margem de contribuição se define no quanto cada produto ou serviço irá contribuir para o negócio  da empresa, com o objetivo de cobrir os gastos fixos e propiciar o lucro. Em linhas gerais, este elemento é que determinará o tamanho do esforço que a organização deverá empreender para alcançar os resultados desejados.
A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde financeira da empresa assim como o cálculo do lucro. Os gestores do hospital “Pequeno Príncipe” estão preocupados com essas informações, pois precisam tomar algumas decisões. Nesse sentido foram retirados alguns dados financeiros do hospital em determinado trimestre de 20x1, sendo os mesmos
listados a seguir:
Receita total: R$ 305.000,00
Custos fixos totais: R$ 92.000,00
Custos variáveis totais: R$ 81.000,00
Despesas variáveis totais: R$ 35.200,00
Despesas fixas totais: R$ 28.500,00
Considerando as informações listadas, calcule a Margem de Contribuição total e o Lucro do período em questão.

Passo 5 - Planejamento Financeiro e Orçamentário
Para uma gestão eficiente de caixa (disponibilidades) é preciso ficar atento às políticas de vendas e de recebimento, o objetivo da gestão financeira é o de maximizar o lucro, portanto, o profissional que controla essa área deve ter uma visão integrada do fluxo de caixa da empresa. Várias contas patrimoniais exercem forte impacto no caixa, como, contas a receber, estoques, contas a pagar.
Sobre a gestão de disponibilidades analise os questionamentos abaixo:
Quais estratégias devem ser adotadas para que o impacto das contas a receber (clientes), estoque e contas a pagar (fornecedores) sejam positivas?
O saldo mínimo de caixa é uns dos pontos críticos das empresas, como defini-lo?
Uns dos pontos de estudo na gestão do caixa é a capacidade de obter caixa a longo prazo, quais
estratégias devem ser adotadas para captar caixa?

 
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