Portfólio Caso da loja Amora

PORTFÓLIO CASO DA LOJA AMORA

CURSO: MARKETING DIGITAL

SEMESTRE: 3º E 4º

 

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

 

Desde o início da pandemia de coronavírus no mundo, alguns comportamentos foram alterados naturalmente. Com as atitudes das pessoas online não foi diferente. Foi possível perceber uma alta no e-commerce e também maior quantidade de interações em Lives no Facebook, como revela estudo realizado pela Emplifi, plataforma de experiência do cliente (CX) apoiada pela Audax, que tem como objetivo amplificar a empatia.

O levantamento apontou que o engajamento nas Lives no Facebook foi três vezes maior do que as ocorridas em conteúdos postados em vídeo no primeiro trimestre deste ano. Isso não passou despercebido pela plataforma, que unirá as duas tendências dos tempos de pandemia – as compras online e as lives – o Facebook lançou recentemente, nos Estados Unidos, o Live Shopping Friday, que inicialmente contará com marcas conhecidas de moda e beleza oferecendo seus produtos online. A ideia da rede social é que, além de acompanharem os detalhes dos produtos em vídeos, os participantes possam interagir fazendo perguntas e terem uma maneira de ficarem mais próximos de suas marcas preferidas.

“A tendência emergente de comércio ao vivo é indiscutivelmente o maior desenvolvimento na forma como as empresas negociam com os consumidores usando as redes sociais. Ela foi disparada pelas mudanças no comportamento do usuário durante a pandemia, que tornou necessário que as empresas fornecessem experiências de compra alternativas aos seus consumidores”, explica Alexandra Avelar, country manager da Emplifi.

De acordo com a Emplifi, as interações em postagens de lives ao redor do mundo ficaram com 42 pontos de média, já as imagens com 13 e vídeos comuns com 12,5. Quando a análise é feita considerando somente as interações no Facebook no Brasil, a diferença é ainda maior. O formato Live assume a liderança com 64 pontos, enquanto imagens e vídeos possuem menos de 10 pontos de média cada.

Alexandra reforça que o maior uso de lives se deve à intenção das marcas em oferecer uma vivência diferenciada aos seus clientes. “Esse tipo de interação nas redes sociais, principalmente no Facebook, fornece uma experiência de usuário ponta a ponta, desde a descoberta do produto por meio de vídeo e conteúdo ao vivo até a compra por meio de mensagens automatizadas ou personalizadas. O ponto principal é que todo o processo ocorre instantaneamente no ambiente do aplicativo.”

O estudo ainda revela que mais de ¼ (27%) das páginas de jogos como Loteria realizaram pelo menos uma Live no primeiro trimestre deste ano. O segundo lugar em número de aparições por setores ficou com Telecom, com 19,4%, seguido por eletrônicos, com 17,8%. Já os ramos de Beleza e E-commerce, que se adaptaram bem ao cenário digital na pandemia, foram os que mais receberam comentários nas Lives em comparação com as interações gerais. “Essas indústrias mostraram que quando entram no ar, as pessoas prestam atenção e dão o próximo passo de comentar no vídeo”, comenta a country manager.

E a expectativa é que as interações nesse tipo de live sejam algo expressivo, já que, segundo o estudo da Emplifi, o engajamento nas Lives no Facebook foi três vezes maior do que as ocorridas em conteúdos postados em vídeo no primeiro trimestre deste ano.1

A Amora é uma loja de roupas que trabalha com moda feminina, especialmente voltada para o público da geração Z, procurando trazer as principais tendências e novidades da moda. O empreendimento começou da amizade entre Amanda e Aurora que sempre gostaram muito de moda e seguiam as principais influencers do momento, se conheceram ainda adolescentes no ensino médio. Ambas entraram juntas na faculdade e fizeram o curso de moda. Após se formarem, conseguiram um empréstimo e abriram a loja Amora, uma junção dos nomes das duas amigas. A loja física fica em um bairro de classe média em São Paulo. Desde o início elas trabalham também com e- commerce, porém não investiram muito em marketing digital, já que até o início da pandemia, a maioria de suas vendas aconteciam na loja física. As clientes gostavam de ir até a loja, já que as sócias davam várias dicas de moda e também de beleza, ofereciam um delicioso cappuccino e um ambiente agradável e descontraído.

Com a pandemia passaram a trabalhar com entrega de sacolas na casa das principais clientes, mas mesmo assim viram suas vendas despencarem. Decidiram que precisavam investir mais nas vendas pela Web. Mas perceberam que para se destacar tinham que trabalhar com ações que engajassem o público, trouxesse bons conteúdos nos diferentes canais de contato, para isso precisavam trabalhar com estratégias assertivas de marketing digital.

   Agora, é com você!

TAREFAS                                                                                 

 

Você atuará como consultor de Marketing Digital para a loja Amora, tome por base o artigo apresentado com as principais tendências do momento para desenvolver suas estratégias, também é importante levar em conta as informações a respeito da loja, como o histórico e as características do público-alvo.

A partir da situação geradora de aprendizagem (SGA), serão apresentados alguns passos fundamentais com situações e desafios que envolvem as disciplinas: SEO e Redação para Web; Mídia Paga; Otimização de Plataforma online; Responsabilidade Social e Ambiental; Ações de engajamento do consumidor;

 

  Passo 1 – SEO e Redação para Web

Trabalhar os gatilhos mentais do seu público-alvo pode ser uma valiosa técnica de persuasão para vender on-line. Ao utilizar essa estratégia na loja Amora, é possível acelerar a decisão de compra dos consumidores, impulsionando as vendas online. Os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe e facilita o processo de tomada de decisão. Eles trabalham no inconsciente dos clientes, levando-os a fazer algumas escolhas de forma mais automática.

Os gatilhos mentais devem ser aplicados em diferentes estratégias de marketing digital para aumentar as vendas. Considerando o público-alvo da loja Amora, desenvolva dois gatilhos mentais.

 

  Passo 2 – Mídia Paga

A presença digital de uma marca depende de diversos fatores, dos quais destacam a mídia utilizada e as principais abordagens para atingir o público-alvo. Dentre as estratégias de marketing e mídia digital, existem três ótimas opções de mídia para alavancagem dos anúncios nas plataformas comerciais: a mídia paga, a mídia própria e a mídia orgânica. Cada uma apresenta um propósito e objetivos específicos: seja tornar a marca conhecida, aumentar as vendas, fidelizar o público, entre outros.

Nesse sentido, considerando o contexto apresentado e os desafios enfrentados pela empresa 'Amora - moda feminina': evidencie a importância dos investimentos em mídia paga nos canais digitais, destaque as vantagens potenciais para a empresa e cite pelo menos duas plataformas relevantes que a empresa pode começar a investir em mídia paga.

 

  Passo 3 – Otimização de Plataforma online

O Profissional de Marketing precisa estar a todo momento monitorando o ambiente que está ao redor de sua empresa. Monitorando o ambiente de negócios de forma adequada tem-se mais chance de encontrar oportunidades que possam ser aproveitadas.

Os desafios para a Amora se mostram adversos diante de seu ambiente (principalmente pelo impacto causado pela Pandemia), porém seus gestores nesse momento buscam enxergar oportunidades e realizar ações e estratégias tendo como apoio o Marketing Digital.

Segundo GIACOMETTI (2020): Com seu website configurado corretamente e registrando dados confiáveis de usuários, todas as decisões tomadas com base em análises objetivas trarão um resultado positivo. Em contrapartida, se os dados registrados forem duvidosos, então nenhuma decisão tomada terá embasamento correto, e as chances de continuar investindo em ações pouco lucrativas continuarão existindo. O foco do profissional de marketing digital é promover otimizações constantes, isto é, os resultados devem ser cada vez melhores e mais coesos.

Para que possamos auxiliar a empresa AMORA, comente sobre os seguintes tópicos abaixo:

 

  • Qual a importância da otimização de plataforma online?
  • Quais podem ser as consequências para uma empresa se ela NÃO se atentar para a otimização de plataforma online?
  • Um dos pontos importantes da otimização de plataforma online refere-se ao monitoramento do comportamento do público que visita o site de uma empresa. (Para que as ações de otimização sejam realizadas é importante que se conheça o comportamento do público que visita o site). Quais seriam as informações importantes que poderiam ser obtidas sobre os visitantes de um site?
  • Um dos objetivos importantes de um processo de otimização de plataforma refere-se a buscar melhorar cada vez mais a taxa de conversão (fazer com que visitantes de um site, iniciem um processo de interação mais efetiva com a empresa). Comente sobre quais ações poderiam ser realizadas para que se alcance uma taxa de conversão adequada. (com relação ao conteúdo do site, a proposta de valor, a relevância da informação presente no site).

 

  Passo 4 – Responsabilidade Social e Ambiental

A Responsabilidade socioambiental vem ganhando cada vez mais a atenção das marcas e dos consumidores. Pesquisas vem demonstrando que o consumismo perde espaço para ações de sustentabilidade e saúde, pois a sociedade começou a prestar mais atenção nas ações de responsabilidade socioambiental das empresas, ao ponto de escolher empresas que não agridam o meio ambiente e ainda estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

Sendo assim, o Marketing Verde é uma importante estratégia para que as empresas possam estabelecer vínculos com esse novo padrão de consumo, cada vez mais exigente.

Relacionando o conceito de Marketing Verde com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) apresentada, de que forma a empresa AMORA poderia utilizar o Marketing Verde em suas campanhas a fim de alcançar um maior público e alavancar suas vendas?

 

  Passo 5 - Ações de engajamento do consumidor

O Call To Action, ou chamada para ação, a sigla CTA representa uma das estratégias mais simples, mas que tem maior poder de engajar o público na rede. A proposta é simples: propor alguma conversão para quem está acompanhando as redes.

Diante disso, sua tarefa consiste em desenvolver uma estratégia de interação e engajamento com o consumidor da loja Amora. Desenvolva e relate sua ideia, se preocupando com todo planejamento da estratégia. Se você for optar por uma “live”, explique como vai acontecer, por que escolheu esse formato, como vai interagir com o público.

Se sua ideia for, por exemplo, um “post” a respeito de uma tendência no uso de vestidos no inverno e que o cliente deve comentar e interagir dando sua opinião, participando de um concurso ou um sorteio, também explique como vai funcionar todo o processo, que tipo de rede social vai utilizar, e o porquê de suas escolhas. Você pode trabalhar com quizzes; testes de conhecimento; jogos; concursos; enquetes etc. Use sua imaginação e pense em você como consumidor o que considera interessante.

Independente da proposta que irá desenvolver é importante que você fale do público-alvo da Amora: qual é o público; como é seu perfil; hábitos de consumo, etc.

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