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PORTFÓLIO BISTRÔ BRASIL E A PANDEMIA

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PORTFÓLIO BISTRÔ BRASIL E A PANDEMIA

Curso: Superior de Tecnologia

Semestre: 1º Reg./4º Flex / 6º Flex

 

Bistrô Brasil e a pandemia

O Bistrô Brasil é referência em sua cidade, fundado em 1990, possui 30 anos de história e foi herdado a Paula, pelo seu pai. Paula, que é chef de cozinha, assumiu a gestão do Bistrô Brasil há 10 anos e, neste ínterim, manteve a qualidade, tanto das refeições, como do atendimento e da gestão da casa.

O Bistrô Brasil é um local democrático, querido na cidade por famílias, casais de namorados, solteiros e grupos empresariais. Muito animado, com música, drinks e boas refeições, o local sempre está entre os mais indicados e frequentados da cidade.

Contudo, Paula também lidou com o advento da pandemia, a qual dificultou (e muito) o setor de bares e restaurantes. Paula precisou demitir colaboradores e se sentiu perdida e confusa, pois se tratava de um momento inesperado e totalmente novo.

Com o distanciamento social e as normas de saúde o Bistrô Brasil fechou suas portas e o faturamento caiu. Paula sabia que precisava tomar iniciativas inovadoras para lidar com este momento imprevisível. Ela possuía compromissos a serem cumpridos, como pagamentos de fornecedores e salários.

Logo, Paula, como uma boa chef de cozinha que era, pensou logo em “saídas” para esta situação e desenvolveu novos produtos e novos formatos para colocar no mercado e obter faturamento. Ela iniciou e experimentou três “saídas empreendedoras”:

Sua primeira iniciativa foi a de fazer caixinhas da alegria, as quais ela batizou de “Bistrô Hour”, a hora do bistrô. Seriam caixas decoradas, entregues via delivery como presente, ou, também para o cliente comprar e apreciar em casa um pedacinho do Bistrô Brasil. As caixas continham desde um café da manhã ou café da tarde, até mesmo delicioso happy hour individual ou para casais.

A segunda opção foi oferecer pães recheados, salgados, bolos, bolachas, compotas, geléias e até cafés diferenciados via delivery para que o Bistrô Brasil continuasse firme e forte na casa de seus clientes.

Sua terceira ideia foi aproveitar a cozinha durante a manhã também e implementou almoços com pratos feitos, o famoso “PF”, na marmitinha, chamado de “Box Brasil”. Ela desenvolveu um cardápio que vai da comida brasileira até a italiana, com um bom custo X benefício em suas marmitas para o almoço de seus clientes.

Uau! Paula teve bastante trabalho, mas o que não faltou foram boas ideias para implementar em seu bistrô e ter boas saídas para este momento difícil.

Deste modo, temos o cenário, no qual você irá atuar a fim de contribuir para que a empresa Bistrô Brasil tenha domínio acerca de sua “saída empreendedora”. Para tal, ajude Paula a elaborar um bom planejamento de gestão para este novo formato implementado pelo bistrô, transformando isto em um projeto que auxilie a Paula.

Passo 1:

O Bistrô, como empresa familiar, em que Paula dá seguimento à tradição da família, precisa, além disso, estar atento à necessidade de manter-se em um estado de inovação constante para que a empresa possa continuar competitiva, mesmo diante das contingências que se apresentam na prática empresarial.

Você deve apresentar à Paula as características do Método Canvas, justificando porque ele é importante para uma empresa e deve conceituar o diferencial competitivo.

Ademais, sua equipe deve conceituar os tipos de inovação que podem ser praticados pelo Bistrô, e apontar qual ou quais os tipos mais indicados para a empresa, considerando suas características particulares.

Passo 2:

Sabe-se que a gestão da qualidade dentro de um projeto começa na análise dos conceitos levantados de acordo com a necessidade do cliente, assim como suas expectativas e especificações do produto. Portanto, quando o produto de um projeto satisfizer as necessidades do cliente, atendendo a todos os seus requisitos e podendo ser usado da forma como foi imaginado, ele definitivamente atendeu aos critérios de qualidade estipulados.

Paula precisa que seu projeto novo tenha qualidade e seja bem aceito por seus consumidores. Logo, pensando sobre a qualidade de um projeto, analise e responda as colocações a seguir para contribuir com a Paula e seu bistrô:

1 - Sabe-se que um projeto é algo único, o qual possui um cronograma pré-determinado, um escopo e demanda recursos financeiros, estes três pontos (custo, tempo e escopo) em um projeto são chamados de restrição tripla. A qualidade é parte da restrição tripla do projeto, ela está subentendida e o permeia, logo, sofre os efeitos das decisões dos outros itens contidos na restrição tripla. A qualidade deve atender a pelo menos três critérios, quais são estes critérios? Descreva-os na intenção de esclarecê-los para Paula.

 

2 - Durante o planejamento da qualidade são definidas as ferramentas que serão utilizadas para medir e comparar o desempenho real com os requisitos e especificações registrados no plano do projeto. Neste contexto, considere as metodologias da qualidade e descreva metodologia “Lean”, na sequência explique como Paula pode utilizá-la no Bistrô Brasil neste momento.

 

3. Quais saídas empreendedoras, além das que ela já aplica, a Paula poderia trazer para seu negócio pensando nos finais de semana do Bistrô Brasil? Use sua criatividade e monte uma nova oportunidade de vendas, que valorize o ato de “ficar em casa” e oferte muita qualidade e valor agregado ao cliente.

Passo 3:

Os impactos econômicos diante do processo de pandemia e pós-pandemia ainda se constituem como imensuráveis, ou seja, não se sabe ao certo as dimensões destes impactos, mas o que se sabe é que há um movimento significativo, principalmente de pequenas empresas, para encontrar caminhos para que sejam minimamente mantidas as atividades econômicas. No caso específico da SGA, nos deparamos com o desafio de apresentar propostas para que Paula mantenha seu bistrô em funcionamento.

Algumas possibilidades podem ser vislumbradas, principalmente acerca de estratégias que utilizem como ferramenta, os recursos das tecnologias da informação e da comunicação. Entendendo que houve um aumento significativo de compras pela internet, no Brasil e no mundo, Paula poderia investir em canais que possam expandir as vendas dos seus produtos não só no Brasil, mas por exemplo, em países da América Latina.

A pergunta, portanto, seria: como o debate sobre os impactos da globalização podem laçar luzes neste momento de reconstrução da economia, comércio e trocas? Essa análise deve ser acompanhada de uma percepção crítica sobre a realidade social da qual Paula está inserida; uma vez que, ela pode utilizar esses instrumentos como possibilidade de ampliar a carta de clientes e estabelecer contato e outras formas de comercializar seus produtos.

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